Sobre a Greve dos Professores da Rede Estadual

8.4.15
Na condição de professor da rede estadual de ensino, quero aqui registrar o meu total apoio à todos meus colegas professores, principalmente os de Cacimba de Dentro.

Penso que agora é um momento em que devemos nos unir, indiferentemente da sigla partidária a qual escolhemos seguir. 

Eu votei no atual governador e faria novamente, porém isso não justifica que tenho que concordar totalmente com algumas das decisões que ele vem tomando com relação à educação na Paraíba, a ponto da categoria decidir fazer este movimento cobrando um bom reajuste salarial, além de um plano de carreira digno, e melhorias nas condições de trabalho.

Como professor, tenho o dever de lutar pela classe a qual faço parte. Como posso falar tanto de atos democráticos se não tenho coragem de questionar tais melhorias? Como vou olhar para os meus alunos, a quem tanto falo que devemos lutar pelos nossos direitos, se na hora que tenho que lutar pelo meu, acabo me escondendo atrás de minhas fraquezas? 

Me envergonho e me decepciono com alguns colegas professores. Mesmo respeitando o livre arbítrio de cada um, no momento em que você não faz nenhum tipo de questionamento, é sinal que você está sendo conivente com esta situação, que tudo está uma maravilha e que não é preciso mudar nada. Me entristece ver que ainda somos uma das classe mais desunidas. 

Aos professores que não aderiram a causa, qual será a sua resposta se um aluno lhe perguntar por qual motivo não aderiu a uma luta por melhores condições para todos nós? Você vai dizer que foi por medo, fraqueza,comodismo, insegurança,submissão? Se esta for sua resposta, sinceramente não sei o que você está fazendo em sala de aula, pois quando orientamos os nossos alunos a pensar, questionar e lutar sempre por aquilo que acreditam, no mínimo deveríamos dar o exemplo sempre. 

Mas ainda há tempo para mudar de pensamento, acreditar mais em si mesmo e na força dessa união.

Faço esse desabafo e apelo, mesmo sabendo que sou apenas um simples professor. Porém sempre vou lutar por dias melhores para todos nós. Luto em favor de um benefício que servirá para todos, inclusive os que se escondem na hora da luta. 

Pelo menos sairei de cabeça erguida e com um sentimento bom de que fiz o meu papel.

#VEM PRA RUA CACIMBA# PROFESSOR LUIGI 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário